ESTUDOS BIBLICOS

Para selecionar clique em cima do estudo escolhido.

Em 15/04/2011:
1º- Alcançando a Exelencia perante Deus

Texto Chave: Rute 1.18-22 / 3.11

Rute Cap.1
•Noemi era uma mulher de Exelencia.
•Ao passar por tribulaçoes deixou a terra de Moabe e voltou para a Terra de Belem (Terra de benção).
•Noemi Murmurava contra o Snhor.(V. 20).
•Para muitos Cristãos Tribulação e sinonimo de pecado.Precisamos entender que nos sempre estamos passando por provas para que venham as bençãos.

Rute Cap.2
 •Mulher:representação da igreja na biblia.
•Rute:Igreja que trabalha e não abandona o chamado mesmo nas tribulaçãoes.
•Noemi:Igreja que paesar da experiencia(conhecimentos)Murmura e nao vence.
•Mesmo nos ainda não sendo servos de Deus ele cuida de nos e nos acolhe.(V. 11.13)
•Quando encontramos exelencia Diante de Deus , as pessoas passam a nos ver com outros olhos e percebem que sem compromisso naum ha vitorias nem bençãos.(V.19)
•Rute foi vista com bons olhos por Noemi.

Rute Cap.3
•O encontro com o Senhor deve ser bem preparado.Devemos nos lavar dos nossos pecados ,se consagrar para sermos ungidos pelo Espirito Santo e nos vestir com as vestes ministeriais que e a armadura de Deus (V.3)
•Quando seguimos esses passos a Igreja alcança exelencia e se torna uma igreja virtuosa.(V.11)

Conclusão
•quando a Igreja busca e persevera , alcança exelencia diante de Deus.Devemos nos colocar aos pes do Senhor para que as bençãos sejam derramadas sobre nos.



Ir. Janderson Batista de Souza


Em 20/04/2011
2º- Canta alegremente, oh Filha de Sião!

Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração,ó filha de Jerusalém. (Sofonias 3.14)

Talvez você já tenha ouvido a expressão acima em algum hino ou musica do meio gospel. O cantar, é uma forma de adoração ao Deus Vivo, por meio disso podemos adorá-lo, exaltá-lo e ainda podemos vencer batalhas somente com a nossa voz. Há bíblia relata varias historias de homens que venceram somente com o som do louvor a Deus. Entre eles podemos citar Josué e Jeosafa.

Josué foi sucessor de Moises, ele foi encorajado por Deus para guerrear pela TerraPrometida quando pensava em desanimar, (Josué 1.6), após ouvir a voz de Deus, ele levantou-se e levou o povo até a cidade de Jericó, onde aconteceria um dos atos mais conhecidos de sua historia, a queda das muralhas de Jerico.

Deus disse a Josué o que fazer, e sabe como foram derrubadas as muralhas? Somente como Louvor dos filhos de Israel. Após darem sete voltas ao redor das muralhas o povo bradou com vozes de louvor e jubilo ao Senhor e as muralhas foram ao chão (Josué 6.20). Muitas vezes em nossas vidas aparecem muralhas e gigantes que vem para nos destruir, porem se nós louvarmos ao Senhor continuamente ele nos dará a vitoria somente com o som de nossas vozes.

Jeosafa também passou por uma experiência quase idêntica a essa. Durante a batalha contra os moabitas e amonitas Jeosafa na direção de Deus, escolheu as pessoas que deveriam cantar ao Senhor, com vestes santas (2 Crônicas 20.21). Durante a batalha enquanto os homens louvavam, Deus colocou emboscada a frente dos inimigos e estes foram derrotados. Assim Deus faz aqueles que o louvam, ele faz vencedor.

Na vida do cristão também aparecem batalhas como estas, como sabemos Satanás veio somente para roubar, matar e destruir (João 10.10), e ele não para até que consiga isso. Ele lança setas nas áreas que mais somos frágeis, tudo isso para nos desanimar e assim fazer com que paremos de louvar e adorar a Deus.

Mas o cristão deve ter a consciência que não é somente na hora da dificuldade que devemos louvar ao Senhor. Se observarmos o livro de Juízes, veremos que todas as vezes que o povo de Israel parava de adorá-lo, eles eram escravizados por povos inimigos, nessa época Deus falou a Débora e disse: Desperta, desperta, Débora; desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva em cativeiro os teus prisioneiros, tu, filho de Abinoão (Juízes 5.12). Veja que Deus diz para Débora entoar um cântico.

O Cristão deve entender que devemos Somente adorar ao Senhor, que nada importa. Não importam as dificuldades, os problemas, as palavras dos homens, devemos adorá-lo em tempo e fora de tempo (2 Timóteo 4.2), no momento da bonança e no momento da dificuldade, quando não temos nada mais também quando tivermos tudo, devemos adorá-lo, e assim venceremos nossos inimigos facilmente, pois O Senhor dos Exércitos estará na nossa frente em todo tempo.

Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
Salmos 34.1
        
 A Graça e a Paz do Senhor,
Em 29/04/2011
3º- As Vestes Ministeriais

".. Segundo tudo o que Eu te mostrar para o modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis assim mesmo O fareis (Êxodo 25.9).

1.      Puras (Eclesiastes 9.8) Suas vestes devem ser alvas, ou seja, puras. A roupa de um ministro não pode ser sensual, principalmente as irmãs; cuidado com os decotes, transparências, marcas (roupas justas, além de marcarem o corpo, impedem os movimentos). Façam roupas decentes, mas não só na hora de ministrar, suas vestes devem ser puras principalmente quando você não está ministrando. As pessoas observam seu testemunho, e Deus se entristece quando você age de uma forma na igreja e de outra fora da igreja, como se Deus não estivesse vendo você em todos os momentos e isso é um erro grave nas equipes, que precisamos estar concertando.

2.      Essas vestes não são suas, são de Deus e para Deus (Lev. 16.4).  Podemos observar nesse texto que as vestes dos sacerdotes eram algo sagrado mesmo, usadas em momentos específicos, no caso citado acima era uma ocasião extremamente importante, o Dia da Expiação, o dia mais santo no calendário do antigo testamento. E o Dia da expiação começava com o sacerdote se banhando e se vestindo.Sabe, quando você entender que tudo o que você tem é de Deus, e você é apenas um mordomo, você não terá nenhum problema em semear, em seguir as direções que Deus vai te dar, muitas pessoas pagam por suas roupas nos ministérios, e depois se acham donas delas, eu ofertei, eu controlo! Ungem a roupa, consagram a Deus, mas percebo que em alguns é tudo da boca para fora, no momento em que o líder tem uma direção para que outro da mesma equipe use a roupa, ou até mesmo de outra equipe, a pessoa logo se manifesta dizendo: “Eu que paguei essa roupa, ninguém toca”.

Em nosso ministério, e na maioria dos ministérios das igrejas, as próprias pessoas confeccionam suas roupas, e sei que não é fácil nem barato, mas sempre, desde o começo aprendemos o principio de ofertar, de entender que essa veste acima de tudo é para adorar o Senhor! Não para que as pessoas vejam algo em nós, mas que a presença de Deus seja manifesta!


3.      Deus quer te vestir com vestes de louvor. (Salmos 30.11) Deus quer vestir o nosso coração com vestes de louvor. Por mais bonitas que sejam as suas vestes, se o seu coração estiver triste, com rancor, amargura, não vai fluir; as vestes só complementam aquilo que está fluindo de dentro de você, e uma roupa bonita não vai conseguir esconder as suas iniqüidades.


E quando nós recebemos de Deus as vestes de louvor, mesmo quando estamos passando por alguma situação difícil, podemos dançar em Sua presença, pois confiamos que Deus é quem nos dá a vitória.


4.      As vestes falam de nossa identidade ministerial: (Êxodo 29.5) Outro ponto importante que as pessoas sempre nos perguntam é: Como é o processo de confecção das vestes, a criação, quem desenha borda...Bem não há segredo, nem uma fórmula, o que sempre falo é que você deve abrir seu coração, peça a Deus e com certeza Ele vai te mostrar vestes maravilhosas também.
     Muitas pessoas falam comigo, que querem, mas na verdade muitas  vezes sinto que as pessoas querem algo pronto, não querem pagar um preço, e preferem realmente ficar pesquisando o que as outras pessoas estão fazendo, modificam um pouco, e já ficam satisfeitas, e isso bloqueia as coisas que Deus quer liberar para  você, lógico que podemos sim aproveitar uma idéia, mas sempre buscando em Deus o que Ele deseja para nós, no caso de nosso ministério, temos nos vestido das nações, sabe quando Deus nos mostrava as vestes no início, eu ficava assustada tinha hora, porque realmente era bem diferente das coisas que já tinha visto, mas como temos testemunhos que nossas vestes impactavam as pessoas, é um desafio mesmo seguir a vontade de Deus, mas quero te encorajar, a ser fiel naquilo que Deus tem falado ao seu ministério! Temos outras vestes que falam sobre santidade, pureza, justiça, fogo etc... tudo direcionado por Deus, nos menores detalhes que você imaginar, Deus tem compartilhado conosco.


5.      E a questão financeira, como fica? Gostaria que em primeiro lugar você avaliasse como estão sendo as suas ofertas, você quer o melhor, então dê o seu melhor, queremos que as pessoas sejam tocadas para ofertarem em nosso ministério, mas muitas vezes nós mesmos não ofertamos, “Se você não acredita em seu ministério, e não investe nele, como você quer que os outros acreditem e invistam nele?”.
        Outro ponto importante é, não oferte nada se você quer ter o controle sobre o que ofertou, bem eu ofertei ao ministério então deve ser feito da forma que eu quero,não faça isso, precisamos entender que é um privilégio ofertar na casa de Deus, não um peso, não faça por obrigação e sim por amor.

Eu me lembro de quando eu estava ministrando no congresso “Nas Alturas”, Deus me direcionou a usar uma roupa como de princesa, e eu na época não tinha roupas assim, então procurei, uma pessoa que havia conhecido pelo telefone a uma semana antes, ela ainda não me conhecia pessoalmente, mas quando eu expliquei, ela me disse que Deus testificou em seu coração, então ela e a outra líder de sua equipe me levaram para a casa dela, abriram o guarda-roupa onde estavam os seus vestidos e me disseram: “Escolha o que você quiser!” Eu fiquei assustada, porque um vestido era mais bonito do que o outro, mas o que realmente me impressionou é que elas me ofereceram o que tinham de melhor, e ainda me maquiaram, me pentearam, colocaram em minha cabeça uma tiara linda, e depois eu descobri que elas nunca haviam emprestado nenhuma veste para ninguém, e só me emprestaram porque Deus realmente testificou em seus corações. E depois disso nos tornamos grandes amigas. Tenho muito a agradecer, pois Deus as usou para me ensinar muitas coisas, ministraram sobre minha vida que Deus iria abrir as portas, e profetizaram outras coisas que realmente aconteceram, me levaram em seus ensaios, e deram para mim o que elas tinham de melhor, e eu agradeço a Deus o dia em que Ele as colocou em meu caminho. E eu vejo como Deus honra aquele ministério, como supre todas as suas necessidades. Que tal fazer isso em seu mistério, marque um dia, para que todos tragam algo para semear uns nas vidas dos outros, e você verá como Deus vai tratar com cada um deles.

Todos os recursos financeiros estão liberados para você cumprir a vontade de Deus, desde a eternidade!


Mais alguns textos sobre vestes:

Êxodo 28.3 – Vestes sagradas para glória e ornamento.

Êxodo 28.4_ A riqueza de detalhes.

Êxodos 40.13 _ Eram sagrados e separados para algo específico.

Autor: Gisela M. Kohl Matos

Em 05/05/2011
4º- Como deve viver o Cristão
At 16.13-15; 23-34

A conduta de Paulo e Silas diante do povo, no lugar de oração, na pregação da Palavra, no padecimento por amor a Cristo e na prisão, influenciou muitas vidas a tomarem a decisão de aceitar a Jesus como Salvador de suas almas, e nos ensina que mesmo sem pregar um sermão, podemos mudar a atitudes das pessoas e conquistá-las para o Senhor Jesus.

I – Influência

1. O carcereiro foi tocado pela conduta de Paulo e Silas.
Procedeu diferente de todos os presos, quando levados e presos ao tronco, oravam e cantavam louvores. O procedimento geral era reclamação.

II – Resultados

1.Vidas são influenciadas quando vêm em nos a confiança e firmeza em Cristo em meio as facilidades e dificuldade.

• Lídia – Influenciada pela oração e companhia piedosa, tornou-se fiel ao Senhor e tenebrosa (At 16.14,15);
• Os presos que ouviam, foram influenciados, e mesmo depois das cadeias abertas, permaneceram no lugar (At 16.26-28);
• O carcereiro, assim como, sua família, aceitaram a Jesus como salvador (At 16.31-33);
• Ação sobrenatural de Deus (At 16.26).

Nossa maneira de viver tem de ser diferente e baseada no modelo da igreja primitiva, que não importava as circunstâncias, permanecia fiel, influenciando a todos.
Nossos vizinhos, amigos e parentes devem ser tão influenciando pela nossa conduta, que possam chegar conosco, em nossas células ou nossos templos, perguntando: irmãos, que devo fazer para ser salvo?