1º Seminario Deus levanta Guerreiros

Mensagem do dia 29/04/2011

Trajeto Para a Vitória (1 Samuel 17)

Dentre os muitos guerreiros existentes na Biblia um que se destacou foi Davi que logo depois viria a se tornar o Rei Davi. O tema de nosso seminario foi " Deus Levanta Guerreiros".
No capitulo 16 do livro de 1º Samuel, vemos que O profeta Samuel foi direcionado por Deus para ungir um novo rei sobre a Terra de Israel pois Saul havia se afastado dos mandamentos de Deus. Samuel foi então até Belem, na casa de Jessé de onde sairia um Rei. Ali chegando Jessé fez passar na presença de Samuel seu primogenito, um Homem guerreiro, forte, mais aquele não havia sido o escolhido por Deus (V. 7), e assim aconteceu com os 7 filhos de Jessé. O profeta vendo que Deus não havia escolhido nenhum daqueles perguntou se ainda faltava algum, e Jessé respondeu que sim, faltava o menor (V. 11). Quando Davi se apresentou Deus tocou o coração de Samuel e revelou que aquele seria o futuro Rei de Israel. A partir dali o Espirito do Senhor se apossou de Davi, Naquele momento ele foi levantado como um guerreiro.

Porem ser guerreiro não significa ser vencedor, Então veremos os 5 passos para alcançar a Vitoria.

1º- OBEDECER (17. 17-20)
Jessé pediu a Davi que levasse até seus irmãos que haviam ido guerrear contra os filisteus alguns alimentos. Davi prontamente obedeceu. Porém imagine agora se Davi tivese dito a seu pai que não iria porque tinha que cuidar de suas ovelhas e que mandasse outro em seu lugar, ja que somente 3 dos 7 irmão haviam ido a guerra? (V. 13). Acredito que Davi naquele momento fosse riscado do livro dos reis de Israel. Mais Davi obedeceu e fez o que seu pai pediu.
Assim deve ser o agir do Cristão, devemos obedecer o que Deus manda fazermos para alcançar vitorias. As vezes pedimos que Deus converta fulano, cicrano ou beltrano, mais não queremos levar o alimento até eles. A Palavra diz: " Como ouviram se não ha quem pregue?"( Isaias 57.7). E quando nossas orações nao estão sendo respondidas achamos que Deus não está do nosso lado.
Por desobediencia um exercito pode ser destruido, como aconteceu com Josué na Terra de Ai, um dos Israelitas havia pego das coisas proibidas por Deus,e durante a luta contra o exercito de Ai o povo de Israel foi destruido (Josué 7). Assim acontece conosco, quando desobedecemos uma ordem de Deus, todo nosso ministério, seja em uma celula, um grupo de levitas e até mesmo uma igreja.

2º- CONHECER A SEU INIMIGO (17.26)
Muitas pessoas hoje querem enfrentar Satanás sem conhece-lo. Na Biblia, sempre que o povo de Israel ia guerrear, antes eram mandados espias a Terra inimiga para saber se o exercito era grande ou pequeno e assim poderem criar estratégias para vencer.
Dentro das igrejas hoje, existem pessoas que dizem: eu não falo com fulano, com cicrano, com beltrano. Eu dou Graça e paz pra todos menos pr'aquele irmão porque eu não gosto dele. Mas a Palavra diz em efesios 6.12 que nossa luta não é contra carne ou sangue e sim contra principados, potestades, os dominadores deste mundo e as forças espirituais do mal nas regiões celestes.
No livro de Jó vemos no Cap. 2 que sua Esposa foi usada por satanás para tentar fazer com que ele pecasse. Se Jó não conhecesse a Deus e Seu inimigo quem sabe ele teria feito o que sua mulher havia dito e assim pecasse, mais antes ele disse: Falas como uma louca!
A melhor forma de conhecer a Satanás é atraves da leitura da palavra, ali conta a história desde sua queda até o seu fim. Não devemos conhece-lo somente porque uma pessoa prega como ele é, mais devemos saber quando, como e em quem ele age.

3º- AGIR COM SIMPLICIDADE (17.39)
A simplicidade na adoração é essencial para quebrar as cadeias que prendem a nós mesmos.Algumas pessoas dizem, eu só vou cantar se tiver todos os instrumentos, eu só vou pregar se houver tantas pessoas, eu só vou dançar se houver tantas roupas. Mais esquecem que a  adoração é individual, e que não depende de um bom som para adorarmos, ou de tantas pessoas para levarmos a palavra.
O maior exemplo de simplicidade que temos é Jesus, logo no seu nascimento vemos a simplicidade. Ele era Rei, poderia ter nascido em um berço de ouro, mais ele quis mostrar que a simplicidade atrai vitória e nos podemos ver que apesar de ter sido preso, humilhado e morto em uma cruz ele teve vitória. Não devemos esquecer que Davi agiu com simplicidade e derrubou um gigante.

4º- PREPARAR-SE (17.40)
Ao avançar contra Golias, Davi não foi de qualquer jeito. Antes ele se preparou. Ele foi até a beira do lago juntou 5 pedrinhas pos no alforge que trazia consigo e partiu para a luta. Assim tambem devemos fazer.
Em Efesios 6.14, temos a armadura mais resistente que existe no universo, a Armadura de Deus. Ela é composta por:
a) Cinturão da Verdade: este nos mostrara a verdade sobre quem é o nosso inimigo, que é o Pai da mentira. Somos exortados a usar a verdade para a nossa santificação e libertação.
b) Couraça da Justiça: protege nosso coração para que os dardos do inimigo nao entrem em nosso coração e o afetem.
c) Sandalia do Evangelho: protege nossos pés dos espinhos e ciladas que o inimigo põe em nosso caminho.
d) Escudo da Fé: com ele podemos nos proteger dos ataques do inimigo e assim conquistar a vitória.
e) Capacete da Salvação: com ele protegemos nossa mente das tentações jogadas por satanas.
f) Espada do Espirito: é a Palavra de Deus, não há arma mais poderosa que ela, quando o inimigo a ve ele foge.

5º- CRER (17.45-47)
O crer é o que vai fazer Deus agir. Davi sabia que Deus não o deixaria perecer naquela luta e foi com toda a sua fé contra aquele gigante. Assim também é conosco. temos varias promessas de Deus que usam a palavra crer.
CRE no Senhor Jesus e seras salvo tu e tua casa (AT 16.31)
E tudo o que pedirdes CRENDO recebereis (MT 21.22)
Sem a fé não connseguimos nem sequer vencer um probleminha em nossas vidas quanto mais enfrentar o inimigo, mais se crermos que Deus está na frente veremos ele agir de tal forma que nunca mais deixaremos de acreditar que ele é o Senhor dos Exercitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário